Sempre pensando na melhoria da imprensa esportiva em todo Brasil, a Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos (ABRACE) teve participação direta na reativação da Associação dos Cronistas Esportivos de Roraima (ACER).
Em assembleia realizada na noite da última quinta-feira (9), no Plenário da Câmara Municipal de Boa Vista, a nova diretoria tomou posse da ACER após eleição. Representando a ABRACE, o vice-presidente Jair de Oliveira esteve no evento.
“A ABRACE entende que o esporte no estado só é forte se a imprensa também for muito forte. É esse fortalecimento que estamos trazendo para Roraima, um dos dos poucos estados do Brasil, se não o único, que não tem uma associação específica dos cronistas esportivos em atividade. A partir de agora, eles (cronistas) vão ter ferramentas importantes para poder pleitear junto aos órgãos públicos melhorias, nos estádios, nas condições de trabalho, criar um bom relacionamento com a federação e os clubes”, disse Jair de Oliveira.
Apoio a novas entidades
Para o presidente da ABRACE, Artur Eugênio Mathias, a retomada de uma associação de cronistas esportivos em Roraima é fundamental para restabelecer a organização do trabalho da crônica esportiva em todo o Brasil.
“Em um ano de gestão, retomamos as atividades em Roraima e apoiamos a criação de entidades no Paraná e em Rondônia, onde havia uma fragilidade na representação da crônica esportiva. Estamos estimulando a criação de novas associações em outros estados, onde também há uma fragilidade na representação ao profissional da imprensa esportiva”, explicou Arthur Eugênio Mathias.
Novo presidente
O presidente eleito Carlos Alberto Alves destacou a importância da ABRACE para a reativação da ACER.
“Minha maior felicidade ao comandar a ACER é ver a composição da diretoria, formada em sua maioria por jovens com novas ideias. São eles que vão manter a ACER em evidência. Neste início de trabalho eu prego a união de todos para fortalecimento do nosso papel no esporte de Roraima. Somos muitos gratos a ABRACE, em especial ao presidente Artur Eugênio Mathias e ao vice-presidente Jair de Oliveira, que nos deram total suporte para esse momento que estamos vivendo em Roraima”, comemorou.
A diretoria para o quadriênio 2023/2027 é formada ainda por Ranior Almeida Viana (vice-presidente), José Lucas dos Santos da Silva (1º secretário), Anderson Carneiro (2º secretário), Bernardo da Silva (1º tesoureiro) e José Eduardo Figueiredo (2º secretário).
Ainda que com a criação da ACER, Waldenir Benttes segue fazendo parte da diretoria executiva da ABRACE.