A Seção Continental da América da Associação Internacional da Imprensa Esportiva (AIPS América) aproveitou o 85º Congresso da Associação de Imprensa Esportiva Internacional (AIPS) para definir ações com o objetivo de garantir os direitos dos cronistas esportivos.
Liderada pelo presidente da Associação Uruguaia de Cronistas Esportivos, Ernesto Ortiz (foto acima), a AIPS América deixou claro a preocupação com as restrições que os profissionais de imprensa estão sofrendo para acompanhar os eventos esportivos no continente.
Durante o congresso, a ABRACE (Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos), representada pelo secretário-geral Edinho Campos, alertou o presidente da AIPS América, Júlio Castellano, sobre problemas com a Conmebol.
Na Libertadores e na Sul-Americana, a Conmebol faz o credenciamento direto tendo como base as emissoras que detém os direitos das competições, sendo que muitas delas se encarregam de fazer esse credenciamento.
Existe também a preocupação com a forma errada utilizada das redes sociais, que não param de crescer e parecem ocupar o lugar das mídias tradicionais. Esse uso incorreto tem causado problemas de credibilidade aos trabalhos dos cronistas esportivos.
Diante de todas essas preocupações, a AIPS América acredita que é necessário proibir quem utiliza as redes sociais para enganar, desqualificar e insultar os profissionais, e convidou todos os membros para entenderem a crise que o setor vem passando, na busca de encontrar soluções e ações para defender o trabalho dos cronistas esportivos.
Presente no Congresso, a ABRACE votou junto com a diretiva da AIPS América, aprovando todas as ações que foram postuladas pelo presidente da AIPS Internacional, Gianni Merlo.