Foi um dos principais nomes da crônica esportiva paulistana anos 1960/1970, trabalhando na Rádio Tupi e na Rádio Capital. Morreu, em Campinas, Alfredo Orlando Enz, “Seu Alfredo”, marcante narrador esportivo do rádio paulista
Campinas, SP, 18 (AFI) – Uma sexta-feira que marca com tristeza o rádio esportivo brasileiro. Morreu, em Campinas, Alfredo Orlando Enz (foto acima), “Seu Alfredo”, marcante narrador esportivo do rádio paulista, aos 92 anos. Foi um dos principais nomes da crônica esportiva paulistana nos anos 1960/1970, trabalhando na Rádio Tupi e na Rádio Capital.
Nos últimos anos, estava afastado da imprensa esportiva, vivendo de forma tranquila em Campinas. Alfredo Orlando está sendo velado no Cemitério da Saudade, em Campinas (SP), onde seu corpo também será sepultado.
MAIS SOBRE ELE
Com uma voz potente e precisão em cada lance, Alfredo Orlando foi uma referência na narração esportiva por mais de 20 anos. Pioneiro na rádio brasileira, também narrou Copas do Mundo durante sua trajetória.
Em 1980, voltou a Campinas, onde iniciou sua carreira, para implementar a Rádio Central (AM 870). Alfredo Orlando estruturou a equipe esportiva e, depois, foi o superintendente da rádio por um bom período.
MARCOU GERAÇÃO
Alfredo Orlando seria homenageado em dezembro pela Associação de Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo (ACEISP), mas, já debilitado, não pôde comparecer ao evento. Valdemir Gomes, comentarista da Rádio Bandeirante de Campinas e diretor da ACEISP, lamentou sua morte.
“Alfredo Orlando era um ídolo e uma referência para todos. Foi meu professor quando estudei rádio no Senac. Era o narrador esportivo preferido do meu pai e de uma geração de ouvintes”, disse Valdemir Gomes, sintetizando o espírito de toda a imprensa esportiva.