Foram realizadas, na tarde/noite desta terça-feira (21), a eleição e cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos (ABCD). Com um total de 20 votos válidos, foi eleita para a Diretoria Executiva, a chapa “Unidade e Progresso”, encabeçada pelo presidente Jânio Gomes. Também foi empossada a direção fiscal, presidida por Raimundo Borges, com a alcunha “Trabalho com Transparência”.
O ex-presidente do Conselho Deliberativo e diretor de Comunicação e Eventos (atual presidente), terá como equipe de apoio os seguintes nomes até o próximo pleito, em 2020: O repórter Romer Borges, das rádios DF 10 e Tupi/Planalto, como vice-presidente. A Diretoria Executiva ainda conta com Rener Lopes (Secretário), Aline Santiago (Tesoureira), Haland Guilarde (Comunicação e Eventos) e Dr. Wilmon Alves (Jurídico).
Também farão parte do próximo staff administrativo os seguintes diretores regionais: Douglas Vaz (Paracatu-MG), Marcos Feghali (Formosa-GO) e José Egídio (Luziânia-GO), além de Danny Pança (relações públicas e assuntos estratégicos).
Já o Conselho Fiscal, além de Raimundo Borges, terá a atuação do narrador Expedito Moreira e do repórter fotográfico Francisco Stuckert. A suplência tem os reforços do repórter Márcio Almeida e dos narradores Walter Rodrigues e Fábio Vila Nova.
“Assumir um compromisso de tamanha grandeza é muito prazeroso, mas, também, requer muita responsabilidade. Sei dos desafios que a diretoria vai precisar enfrentar, e estamos com muita disposição para trabalhar em prol da categoria. Peço o apoio dos nossos associados para fortalecer essa luta que é de todos nós. Acredito que o diálogo é a melhor ferramenta para solucionarmos os problemas do dia a dia. Nesse sentido, vamos conversar com a diretoria da Federação de Futebol do DF, com dirigentes dos clubes e com órgãos do governo, cujo propósito principal é buscar melhores condições de trabalho e apoio para os nossos cronistas do DF e do Entorno”, discursou o presidente Jânio Gomes, para depois completar. “A ABCD é um pedacinho de todos nós. Estamos abertos a receber sugestões dos associados que têm interesse em contribuir para o bem da classe”.
PLATAFORMA DE TRABALHO
Dar continuidade ao bom trabalho desenvolvido nos últimos dois mandatos, sobretudo no que se refere à transparência dos recursos da entidade e a valorização dos cronistas efetivamente habilitados para o exercício legal da profissão;
Dialogar com os líderes (coordenadores) das equipes de Rádio, Portais de Notícias, Rádio e TV WEB e Fotógrafos para buscar soluções que facilitem o trabalho de todos nos estádios;
Dialogar com a FFDF e os presidentes de clubes no sentido de melhorar a relação entre a imprensa e as entidades que fazem parte, direta ou indiretamente, dos principais eventos esportivos realizados no âmbito da jurisdição da Federação;
Lutar para que a ABCD seja reconhecida pelo governo do DF como uma Entidade de Interesse Público. Com isso, a ABCD poderá ser habilitada a pleitear recursos advindos de programas do poder público que serão revertidos em benefício dos associados, sobretudo no tocante a qualificação profissional.
Propor parceria com a FFDF e os clubes para instalação de internet em todas as cabines de imprensa dos estádios onde normalmente são realizados jogos do Candangão;
Propor a realização de jogos amistosos interestaduais entre os Cronistas do DF e de Goiás;
Promover jogos amistosos entre cronistas nas cidades do Entorno onde há representatividade da ABCD (Paracatu, Luziânia e Formosa);
Discutir com a categoria a reforma do Novo Protocolo de Imprensa da ABCD, respeitando as normas estabelecidas pelas entidades organizadoras dos campeonatos;
Elaborar projeto de marketing no sentido de viabilizar recursos junto à iniciativa privada e órgãos públicos para fomentar o trabalho das equipes esportivas que atuam de forma efetiva na cobertura dos eventos esportivos no DF e Entorno.