A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou as normas para o credenciamento de imprensa para a cobertura dos jogos das séries A e B do Campeonato Brasileiro 2017.
Os veículos de imprensa deverão se cadastrar através do site http://credencial.cbf.com.br/competicoes. Para contato, há, também, os e-mails:
– Série A: credenciamentoseriea@cbf.com.br
– Série B: credenciamentoserieb@cbf.com.br
Atenção à tabela de cadastramento para os profissionais de campo:
Dias de Jogo | Data limite para cadastramento |
Sábado, Domingo e Segunda | 19h da quinta-feira anterior aos jogos |
Quartas, Quintas e Sextas | 19h da segunda-feira anterior aos jogos |
Só poderão ser cadastrados profissionais que possuem carteiras emitidas pelas entidades nacionais, caso da Abrace, e as associações estaduais. Os profissionais cadastrados devem representar algum veículo e imprensa, seja rádio, jornal ou emissora de TV.
O clube mandante tem direito a três prepostos para trabalhar durante o jogo, sendo um fotógrafo, um cinegrafista com câmera de porte pequeno e um profissional de escrita. Assessores de Imprensa não poderão mais ficar atrás das traves. Os profissionais só poderão utilizar camisas dos clubes que não sejam de jogo.
O clube visitante também tem direito a três prepostos em campo, seguindo as mesmas regras do time mandante.
Indumentária da Imprensa
Além de calçado fechado, camisa com mangas, camisa que não seja de clube, calça comprida e boné sem propaganda comercial, já cobrados em 2016, a partir de 2017 os profissionais de imprensa também poderão utilizar bermuda cargo em uma única cor, seja ela de cor preta, bege ou marrom.
Os quantitativos de profissionais no entorno do gramado são os mesmos do ano de 2016: máximo de 30 repórteres de campo (até dois por emissora de rádio) e 30 fotógrafos, obrigando-se a usar os coletes padronizados pela CBF e ocupar os lugares a eles destinados.
Assessores de Imprensa
Não será mais permitida a presença de assessores de imprensa em campo durante os jogos.
Contudo, um assessor de imprensa poderá se dirigir ao local externo do campo de jogo aos 40 minutos do primeiro tempo para levar a camisa e saber qual atleta foi escolhido para conceder entrevista à TV.
Dois assessores de imprensa poderão se dirigir à área externa do campo de jogo aos 40 minutos do segundo tempo, sendo um assessor para levar a camisa e saber qual atleta foi escolhido para conceder entrevista à TV e o outro assessor para organizar as entrevistas com os jornalistas que estarão ao aguardo da passagem dos atletas.
O assessor de Imprensa não precisará adentrar o campo de jogo para buscar o atleta a ser entrevistado.
As demais regras, não citadas acima e utilizadas em 2016, permanecem valendo para o Brasileirão 2017.
Para os jogos das séries C e D, cada associação estadual fará o credenciamento, através da apresentação da credencial de imprensa estadual ou da credencial da ABRACE.
PARA LER O PROTOCOLO NA ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.