Gabriel Cazenave, presidente da AIPS América, Alejandro Dominguez, presidente da Conmebol, e Kleiber Beltrão, presidente da ABRACE e vice-presidente da AIPS América para a América do Sul, se reuniram em Luque/PAR para falar sobre direitos de transmissão para rádio
A ABRACE, por meio da AIPS América, obteve uma importante conquista para as rádios brasileiras nesta semana.
Depois de um encontro envolvendo o presidente da ABRACE e vice-presidente da AIPS para a América do Sul, Kleiber Beltrão, o presidente da AIPS América, Gabriel Cazenave, o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, e o secretário-geral da Conmebol, José Astigarraga, na sede da entidade, em Luque/PAR, foi definido que será assinado um documento em conjunto, pela AIPS e pela Conmebol, oficializando a não-cobrança dos direitos de transmissão por parte de rádios em eventos da Conmebol, como Copa América, Libertadores da América e Copa Sul-Americana, a partir de 2020.
“Este documento elimina qualquer dúvida por parte das rádios. Durante a reunião, a Conmebol foi enfática: não está em estudo tal medida. Com essa afirmação, é uma grande conquista para toda a América do Sul”, disse o presidente da ABRACE, Kleiber Beltrão.
A reunião também contou com a presença do cronista esportivo chileno Juan Esteban, que foi até a cidade de Luque para cobrir o sorteio das competições da Conmebol.
Credenciamento para as competições Conmebol
Outro tema que foi tratado diz respeito ao credenciamento de cronistas em competições da Conmebol. Vale lembrar que, em 2018, a ABRACE travou uma luta contra um canal de televisão por assinatura, que estava usurpando do direito de apenas transmitir as partidas e estava realizando credenciamento de cronistas.
Em 2019, tal função foi repassada aos clubes. Kleiber relembrou que, no Brasil, há em vigor o artigo 90-F da Lei Pelé, que garante às associações o direito e dever de credenciar os profissionais.
O presidente da ABRACE aproveitou a oportunidade para convidar os dirigentes da Conmebol para que estejam em Pernambuco, em 2021, quando da realização dos congressos da ABRACE e da AIPS América.