Foi inaugurada na tarde de sábado, na Arena Pantanal, a ‘Sala de Imprensa Ivo de Almeida’, da Associação Mato-grossense de Cronistas Esportivos (AMACE). A iniciativa foi da entidade que credencia e representa jornalistas e radialistas esportivos de Mato Grosso, com o apoio da Secretaria Adjunta de Estado de Cultura, Esportes e Lazer (Sael). A solenidade aconteceu em clima descontraído, no intervalo do clássico Fluminense x Flamengo, válido pela Taça Rio, que levou 15 pessoas ao estádio administrado pelo Governo do Estado e contou com as presenças de Luciano Almeida, filho do narrador Ivo de Almeida, falecido na década de 1990; do secretário adjunto de esportes Leonardo Oliveira, do presidente da AMACE, Antônio Sérgio, e da crônica presente no estádio, que estava em serviço.
“Agradeço ao secretário Leonardo pela cessão da sala, onde agora poderemos receber nossos colegas e realizar nossas assembleias da categoria “, pontuou Antônio Sérgio.
O secretário de esportes disse que a Sael é parceira da Amace e que a cessão da sala é apenas o primeiro passo para o estreitamento de uma importante relação com a imprensa especializada.
“É com muito prazer que cedemos esse espaço para a Amace e estamos a disposição para contribuir com essa entidade que representa os jornalistas e radialistas que tanto fizeram e fazem pelo nosso esporte. É criticando, apontando erros e sugestões que vamos absorver essas análises e melhorar cada vez mais”, disse Oliveira, que também destacou a importância de Ivo de Almeida para a imprensa e o futebol mato-grossense.
“Quero aqui parabenizar o Luciano, filho desse grande jornalista Ivo de Almeida, que todos nós sabemos, foi o principal incentivador para a construção do Estádio Verdão (hoje Arena José Fragelli). Parabéns a todos pela feliz iniciativa de resgatar a memória do nosso futebol e da imprensa esportiva”, completou Oliveira, referindo-se ao painel com fotos históricas da inauguração do Estádio, em 1976, e e do próprio Ivo, fixado na sala inaugurada no sábado.
É meta da Amace, com o apoio do Governo do Estado, criar um Museu Virtual do Futebol Mato-grossense, dentro da Arena, com áudios, vídeos, fotos e textos, contando a história do futebol regional.
“Em 2014 fui contratado por uma empresas que prestava serviços ao Governo do Estado para fazer esse trabalho, que foi concluído!, após seis meses; mas não sei porque não está disponibilizado ao público”, disse o jornalista Oliveira Júnior, diretor de patrimônio da AMACE.