Foto: Secretaria de Comunicação/Governo do Mato Grosso
Em fevereiro de 2018, a Associação Mato-grossense dos Cronistas Esportivos (Amace) realiza em Cuiabá, com o apoio do Escritório do Rádio, da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace) e do Governo do Estado de Mato Grosso, o 1º Seminário Jornalismo Esportivo: “Amace e o esporte em Mato Grosso”. As inscrições estão abertas.
O encontro tratará dos principais temas que favoreçam o preparo do jornalista esportivo para as coberturas de eventos locais e a Copa do Mundo em 2018. Importantes nomes do esporte e da imprensa esportiva compartilharão suas experiências em grandes coberturas. O encontro será dividido em quatro painéis e uma conferência.
Os temas abordados serão Estrutura de Imprensa para a Copa do Mundo 2018; Cobertura Estadual; as possibilidades dos meios digitais; as mídias sociais na cobertura esportiva; e Experiências de grandes coberturas. Entre os palestrantes confirmados estão o presidente da Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos (Abrace), Kleiber Beltrão, o comentarista Orlando de Oliveira Antunes (vice-presidente da Amace) e o narrador Cledi Oliveira (ESPN).
O seminário será voltado para jornalistas esportivos (repórteres, editores, diretores, cronistas), profissionais da comunicação (jornalistas das demais editorias e publicitários vinculados ao marketing esportivo), estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados no tema.
Eleito em setembro de 2017, o novo presidente da Amace, Antônio Sérgio, destaca a importância da unificação do credenciamento dos profissionais em Mato Grosso e dos planos da entidade. “Seguindo uma determinação da Abrace, a partir de agora, só serão credenciados os profissionais que possuam o registro profissional (DRT). Além disso, vamos lançar a novo logomarca da Amace e inaugurar nossa sede que passará a funcionar dentro da Arena Pantanal; uma maneira de aproximar mais os colegas da entidade e prestarmos um melhor serviço”, disse o presidente, que sucedeu Antônio Carlos, da Rádio Clube de Rondonópolis, falecido em 2016.