A morte do narrador esportivo e comunicador William Gonçalves, ocorrida nesta segunda-feira (26/09/2022), abalou seus colegas do Centro-Oeste brasileiro, principalmente em Goiás e no Distrito Federal, onde William vinha atuando.
As associações de cronistas esportivos de Goiás e do Distrito Federal manifestaram tristeza pelo falecimento de William Gonçalves.
“Willian era um grande profissional. Um dos poucos a batalhar pelo rádio esportivo no entorno do Distrito Federal. Era um amigo que tínhamos e associado de nossa entidade”, homenageou Rener Lopes, em nome da Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos (ABCD).
A Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de Goiás (ACEEG), pelo presidente Lucimar Augusto, também prestou homenagens à William Gonçalves com um belo texto:
“É uma perda irreparável para a Crônica Esportiva de Goiás e do Brasil.
William foi figura marcante da categoria e fez um trabalho que deixará marcas eternas na comunicação, na região do Entorno de Brasília, mais propriamente dito, na cidade de Cristalina.
Mais do que dono da audiência, William Gonçalves foi dono da credibilidade onde sua voz alcançou. Amava o que fazia e por isto sempre fez bem feito. Batalhador pelo retorno do Cristalina ao futebol profissional, enquanto isso não aconteceu, não cruzou os braços um só dia. Transmitiu o campeonato do Distrito Federal, manteve programas informativos, com noticiário completo do futebol brasileiro, prestando dois serviços fundamentais: divulgação do futebol e a boa formação da opinião pública que se interessa pelo esporte.
Torcedor assumido do Flamengo RJ, jamais deixou essa preferência atrapalhar a qualidade da informação prestada.
William foi um conquistador de amigos. Deixa uma legião deles aos prantos, entre os colegas comunicadores e o público que acompanhava seu trabalho.
Ao longo da sua carreira foi se adaptando às mudanças que a comunicação esportiva foi apresentando, mas pode ser comparado a aroeira que em todo outono troca as folhas, sem jamais abalar as raízes: William se modernizou, mas nunca perdeu sua base, sua essência, fundamentada na verdade, ética, honestidade e no cuidado para fazer bem feito o arremate na hora de colocar a voz no microfone.
A Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de Goiás manifesta o pesar pela morte deste valoroso companheiro e externa pesares a amigos e familiares pela sua morte. Nosso consolo é que vozes como a de William não são caladas com a morte. Continuam ecoando em cada transmissão bem feita, em cada programa bem produzido e bem apresentado e em cada idealista da profissão que não abre mão de cumprir com dignidade sua função”.