A Associação Internacional de Imprensa Esportiva na América (AIPS América) divulgou, nesta quarta-feira, os vencedores de sua premiação, que está na 12ª edição. O atleta do ano foi o argentino Lionel Messi, enquanto a atleta do ano foi a venezuelana Yulimar Rojas, do atletismo. A equipe do ano ficou com a Argentina, após conquista do tri na Copa do Mundo.
É a terceira vez que Messi ganha o prêmio, pois já tinha levado a melhor em 2019 e 2021. Ele derrotou Richarlison, do Brasil, além do patinador colombiano Brayan Carreño. Messi venceu com propriedade ao receber 15 dos 18 votos.
Rojas, por sua vez, levou a melhor sobre a patinadora brasileira Rayssa Leal, a levantadora de peso colombiana Jenny Álvarez e a estrela cubana da canoagem Yarisleidi Cirilo.
SELEÇÃO DO ANO
No prêmio de equipe do ano, a Argentina venceu por unanimidade, superando a equipe de atletismo dos Estados Unidos, que arrebatou a Copa do Mundo em Oregon.
A melhor instalação para a imprensa em uma competição também foi eleita. O Campeonato Mundial Sub-20 de Atletismo, em Cali, levou a melhor sobre a Copa do Mundo de Atletismo de Oregon e os Jogos Sul-americanos de Assunção.
PRÊMIO DA AIPS AMÉRICA
- Atleta masculino: Lionel MessI (Argentina)
- Atleta feminina: Yulimar Rojas (Venezuela)
- Equipe: Seleção de futebol da Argentina
- Centro de Imprensa: Campeonato Mundial Sub-20 de Atletismo (Colômbia)