O presidente da ABRACE, Artur Eugênio Mathias, participou nesta terça-feira (11/06/2024) de uma audiência pública na Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados em Brasília para debater a criação do Dia Nacional da Crônica Esportiva Brasileira.
A audiência pública foi presidida pelo Deputado Douglas Viegas (União Brasil/SP), que enalteceu a crônica esportiva brasileira enfatizando a relevância da criação do Dia Nacional da Crônica Esportiva Brasileira. “O esporte é proteção, saúde e segurança pública. Através do trabalho do cronista esportivo que ele se torna ainda maior e ganha uma vida extraordinária. Extendo o meu apoio e gratidão ao trabalho de vocês cronistas esportivos presentes nessa reunião”, analisou.
A data escolhida foi para homenagear Washington Rodrigues, Antero Greco e Silvio Luiz. Três ícones da crônica esportiva brasileira que faleceram no dia 16 de maio de 2024.
ARTUR EUGÊNIO MATHIAS SOBRE CRIAÇÃO DA DATA
“A crônica esportiva tem sido, de certa forma, constrangida, principalmente pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Nossa legislação permite o acesso do cronista em eventos esportivos, e a CBF quer privar e elitizar o nosso trabalho através da invenção de um pré-credenciamento. Gostaria então que a criação deste dia da crônica esportiva seja também o dia da luta pelos direitos da mesma. Não existe esporte forte sem uma crônica esportiva forte em lugar nenhum do mundo. Há exatamente um mês estive no encontro mundial da crônica esportiva (AIPS). No congresso, o Brasil foi muito valorizado, e talvez seja o país onde a crônica esportiva é mais valorizada no planeta”, disse Artur Eugênio Mathias, presidente da ABRACE.
Vale destacar que Artur Eugênio Mathias, além de presidente da ABRACE, é também presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Interior do Estado de São Paulo (ACEISP), e representou ambas as entidades.
PARTICIPANTES DA REUNIÃO
Na reunião, também participaram os cronistas esportivos Fernando Nardini, Octávio Muniz, Erick Castelheiro, Nelson Nunes, e Eraldo Leite. Todos enalteceram Antero Greco, Washington Rodrigues e Silvio Luiz durante seus depoimentos na reunião.
Fundada em janeiro de 1974, a ABRACE é a única entidade brasileira de cronistas esportivos reconhecida internacionalmente.