Na comemoração dos 49 anos da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (ABRACE), neste sábado, sete de janeiro de 2023, vários outros profissionais que são referência na imprensa esportiva nacional e das Américas se manifestaram sobre a importância da principal Entidade brasileira.
Na imagem, vemos o presidente Mauro Pinheiro, em pé, no primeiro congresso da ABRACE, em São Paulo, em 1974, junto com a primeira diretoria da Entidade.
“Parabéns a maior entidade esportiva do Brasil e a toda sua diretoria” – Carlos Silva – Paraíba – Diretor da ABRACE
“Parabéns aos diretores da ABRACE pelo ótimo trabalho que vem realizando” – Carlos Brito – Amapá – Vice-Presidente da ABRACE
“Quero parabenizar a ABRACE pela passagem de mais um ano de fundação. Se aproximando de meio século, hoje sete de janeiro, exatos 49 anos, representando e honrando a categoria de jornalistas esportivos brasileiros.
Feliz pela Paraíba fazer parte desta história desde o nascedouro, juntamente com os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espírito Santos e vários outros, e com a presença marcante do nosso representante e presidente na época, Laerson de Almeida” – Ailton Cavalcanti – ACEPB – Paraíba
“Uma data que significa a força da imprensa esportiva brasileira. Que essa data sempre fique marcada como o símbolo da força e da importância da crônica esportiva tão bem representada pela ABRACE” – Sidney Santos – APCDEP – Piauí
“A ABRACE é a porta de entrada da defesa do direito de todos os cronistas desportivos. Vida longa e próspera à essa Instituição que logo, logo será secular” – Bruno Henrique de Moura – ABCD – Distrito Federal
“Quero parabenizar a todos os cronistas e a nossa instituição, ABRACE, que sempre está em defesa da nossa categoria, apesar de todas as adversidades e dificuldades. Vejo na atual diretoria um empenho muito grande na defesa de nossa categoria” – Adel Ribeiro – Sergipe – Diretor da ABRACE.
“Aproveitamos para parabenizar a ABRACE por esta data tão importante. Como um dos filiados caçula da Entidade, nós da APIER, reafirmamos a satisfação de fazer parte desta família, cujo a satisfação de fazer parte desta família, cujo a representatividade e força mesmo em tempos de ‘banalização’ da profissão tem agido da forma mais lícita e amiga dos profissionais da imprensa esportiva” – Sandeimar Medeiros – APIER – Rondônia.
“É com grande satisfação que parte da ABRACE há 30 anos e, agora, como presidente da APIEPAR, estamos no Paraná somando força com os demais filiados. Vamos marcar e reassumir nossa posição relevante na imprensa esportiva brasileira e internacional” – Chico Santos – APIEPAR – Paraná
Em Roraima, onde a ABRACE está apoiando o ressurgimento da Associação dos Cronistas Esportivos de Roraima (ACER), houve também manifestação de Carlos Alberto Alves, que será o presidente da Entidade e Waldenir Benttes, Delegado da ABRACE no Estado.
O Pará também se manifestou com Gesiel Lopes, diretor da ACLEP, parabenizando a ABRACE.
A Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo (ACEISP), hoje principal Entidade da classe no Estado, também enviou mensagens por seus diretores Claudinei Corsi, João Carlos Carvalho, Kleberson Benevenuto e Roberto Marcondes.
ENTIDADES INTERNACIONAIS TAMBÉM SE MANIFESTAM
A ABRACE é a única Entidade da imprensa esportiva brasileira reconhecida internacionalmente, tendo participação ativa na AIPS AMÉRICA e AIPS INTERNACIONAL.
Cronistas dos Estados Unidos, Equador, Colômbia, Argentina, Bolívia, Guatemala, Suriname, Venezuela, El Salvador e Uruguai fizeram questão de enviar mensagem ao presidente da Entidade brasileira, Artur Eugênio Mathias, parabenizando pela data e reconhecendo a importância da ABRACE na história da crônica esportiva mundial.
“Caros colegas quero cumprimentar a todos os colegas periodistas brasileiros pelo aniversário da ABRACE, bem como cumprimentar os cronistas do Equador, que também fazem comemoração essa semana”, manifestou Carlos Julio Castellanos, presidente da AIPS AMÉRICA.