A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRONISTAS ESPORTIVOS (ABRACE) – única entidade de jornalistas esportivos reconhecida internacionalmente – vê com preocupação e de forma estarrecida as práticas terroristas perpetradas na capital federal no último domingo (08/01/2023) com o firme propósito de um atacar a democracia, sem respeitar os legítimos resultados eleitorais, buscando promover um “Golpe de Estado”.
Os cronistas esportivos do Brasil não são alienados como muitos imaginam e querem um País pacífico e democrático, exigindo que os todos os Poderes constituídos sejam diligentes e competentes, identificando, julgando e punindo estes terroristas.
Os atos de vandalismo, ocorridos em Brasília, representam uma queda no que chamamos de civilização. Os prejuízos materiais são recuperáveis, mas os danos à democracia brasileira são enormes. Tê-la nos custou muito caro com lutas, sangue e vidas de gerações.
O direito de protestar é indiscutível e não dá o direito de ser destrutível.
Não aceitar um resultado legítimo e democrático de uma eleição, estimulando atos golpistas, é entender que o regime totalitário deve superar as regras democráticas.
A ABRACE reitera seu compromisso com a liberdade e o livre arbítrio, inclusive na prática esportiva e no trato com a imprensa, e vai continuar pautando suas atividades pela democracia, exigindo uma postura firme e coerente ante aos atentados golpistas e terroristas ocorridos no último domingo.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRONISTAS ESPORTIVOS (ABRACE)
Artur Eugênio Mathias – Presidente
Jair Oliveira – Vice-Presidente
Antônio Coca – Vice-Presidente