Por Vicente Dattoli, Rio de Janeiro/RJ
O jornalismo esportivo das Américas está de luto. Morreu nesta terça-feira (16), em Paris, o cubano Enrique Montesinos, vice-presidente da AIPS América e grande amigo do Brasil.
Monte, como era chamado pelos amigos, morreu em Paris após sofrer uma embolia pulmonar quando voltava do congresso da AIPS realizado em Seul (Coreia do Sul) na semana passada.
Autor de mais de 20 livros sobre esportes, com destaque para o resgate histórico dos Jogos Pan-Americanos e grandes feitos no atletismo (sua grande paixão, sendo inclusive considerado pela Federação Internacional de Atletismo como um dos cinco maiores do mundo na especialidade), Montesinos coordenava um reconhecido curso de pós-graduação em Jornalismo Esportivo na Universidade de Havana.
Jornalista do jornal Granma, onde era o editor de Esportes e responsável pela edição digital, Montesinos foi presidente do Círculo de Periodistas Deportivos de Cuba por mais de 15 anos.
No ano passado esteve duas vezes no Rio de Janeiro: para a cobertura dos Jogos Olímpicos e, antes, para os Jogos Íbero-Americanos de Atletismo, sempre reafirmando seu amor e carinho pelo Brasil. “Espero que vocês realizem uma grande Olimpíada para provar que os latino-americanos têm condições de receber a maior competição esportiva do mundo”, afirmou à época, feliz por retornar à Cidade Maravilhosa.
Seu corpo será cremado na França e suas cinzas retornarão a seu país para as últimas homenagens.
“El caballero” – Os últimos dias, por sinal, foram de dor para os jornalistas esportivos em nosso continente. Há duas semanas morreu, no México, Francisco Virgen, “El Caballero Virgen”, um dos mais destacados jornalistas esportivos mexicanos, professor universitário e comandante de um dos principais programas jornalísticos naquele país. Virgen também integrava a direção da AIPS América, tendo sido responsável pela realização de congresso continental em seu país há alguns anos, resgatando o México para a instituição continental.
A família ABRACE se solidariza à família de Montesinos neste momento difícil.