A ABRACE (Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos) lamenta o falecimento do cronista esportivo Sebastião Belmino, ícone da imprensa cearense, aos 76 anos.
Belmino passou mal na noite do último sábado (06/07/2024), chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
Natural de Fortaleza, capital cearense, Sebastião Belmino passou por diversos veículos importantes da imprensa, como a TV Ceará, TV Verdes Mares, TV Educativa, TV Manchete Fortaleza, TV Diário, onde ficou conhecido por comandar o programa A Grande Jogada por quase 20 anos, TV Terra do Sol e Jovem Pan News Fortaleza.
Vice-presidente da ABRACE para a Região Nordeste, João Camurça lamentou a perda de Belmino, e ressaltou sua importância para a crônica esportiva cearense.
“Como conterrâneo de Belmino, lamento com tristeza, essa perda irreparável do colega que tantas alegrias deu para as torcidas cearenses. Descanse em paz, Belmino. Meus sentimentos a toda sua família”, disse.
Diversos clubes cearenses também divulgaram notas lamentando a morte do cronista esportivo, como o Fortaleza Esporte Clube e o Ceará Sporting Club, que dividem a primeira prateleira do estado.
“Com extrema tristeza e pesar que o Fortaleza Esporte Clube recebe a notícia do falecimento de Sebastião Belmino, ocorrido na noite deste sábado (6), aos 76 anos. Comunicador nato, Belmino se notabilizou pelos bordões (“Macho véi, e tome pufo!”, entre outros), jeito regional de se comunicar e se conectar com uma grande audiência. Figura ímpar na cobertura do esporte cearense seja no rádio, na TV e mais recentemente na internet, sua trajetória profissional foi marcada pela alegria e irreverência”, publicou o Fortaleza em suas redes sociais.
“Comunicador nato, Sebastião Belmino era possuidor de um estilo próprio. Com seu carisma e regionalidade, levou informação e bom humor para os amantes do esporte cearense. O Ceará Sporting Club se solidariza com a dor dos familiares, amigos e colegas de Sebastião Belmino e deseja força em um momento de tamanha dor”, divulgou o Ceará.