A crônica esportiva paraguaia realizou nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2017, o XVI Congreso Nacional, com a participação de jornalistas de filiais de todo o país.
O distrito de Caacupé, capital do departamento de Cordillera, foi o local escolhido pelo Círculo de Periodistas Deportivos del Paraguai (CPDP), presidido pelo jornalista Hector Aguero, para o evento anual.
Na noite do dia 16, um jantar de boas-vindas marcou o início dos trabalhos, seguido de solenidade de homenagens a personalidades ligadas ao mundo do esporte, com transmissão ao vivo pela televisão.
Como vem ocorrendo em todos os congressos que acontecem na América do Sul, o presidente da ABRACE, Kleiber Beltrão, que também é vice-presidente da AIPS América para a região sul-americana, ministrou palestra em que ressaltou a importância da imprensa esportiva na divulgação e na promoção do esporte, seja qual for a sua modalidade.
O jornalista paraguaio Gabriel Cazenave, presidente da AIPS América, também marcou presença, em que destacou a importância do cronista esportivo ter sua carteira da AIPS, o que o habilita com prioridade no credenciamento de cobertura dos principais eventos internacionais com frequência.
Outros destacados profissionais ligados ao esporte do Paraguai também falaram de suas experiências em diferentes setores.
O presidente da Federação de Futebol do Paraguai, Rogelio Delgado, salientou a necessidade da evolução profissional do futebol paraguaio, que precisa de mais conhecimento e cumprimento da legislação esportiva por parte de dirigentes e jogadores.
Federico Rios, ex-árbitro de futebol, recentemente ingressado na crônica esportiva, dissertou sobre o uso de recurso da vídeo-arbitragem, indicando que nem todas as ações podem ser verificadas, a não ser algumas infrações que resultem em expulsões, pênaltis e gols.
O veterano narrador Rubén Darío da Rosa traçou um paralelo da atividade de jornalismo esportivo de antes e de agora. Enfatizou que a formação integral e o indispensável uso da ética, continuam sendo os pilares para o exercício do bom jornalismo, em que pese a ajuda importante trazida pela tecnologia.
Uma partida de futebol entre os cronistas participantes, seguida de um churrasco a la parrilla, marcaram o encerramento do Congresso, cuja próxima edição em 2018 será no distrito de Carapeguá.
Confira a galeria de imagens: