A Associação de Imprensa Esportiva Internacional (AIPS) realizou nesta sexta-feira, 04/03, uma reunião telepresencial com os dirigentes da AIPS América. A Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (ABRACE) esteve presente na reunião com representada por seu presidente Artur Eugênio Mathias. O brasileiro Vicente Datolli, membro efetivo da AIPS, também participou dos debates.
Sob o comando do presidente Gianni Merlo, a reunião discutiu, entre os temas abordados, a realização do Congresso Mundial, previsto para maio, e o aviso do pedido de licença do vice-presidente Nikolai Dolgopolov, da Rússia.
CONGRESSO MUNDIAL EM MAIO ESTÁ AMEAÇADO
Apesar de algumas sugestões para que o Congresso seguisse a linha de realização não presencial, o italiano Gianni Merlo esclareceu que, por se tratar de um encontro eleitoral, isso não poderá acontecer. Além de tal fato, a avaliação do novo Estatuto da entidade foi adiada, tendo em vista o falecimento do advogado que vinha tratando das questões legais do novo documento.
A previsão é que, concomitantemente ao Congresso, seja realizada a entrega dos prêmios versão 2021 – e o Brasil, ainda tem boas chances em várias categorias.
ERNESTO ORTIZ, DO URUGUAI, QUER ENTIDADES AJUSTADAS PARA CREDENCIAMENTO NA COPA DO MUNDO
Houve a sugestão, por parte do presidente da associação do Uruguai, Ernesto Ortiz Gómez, que as associações nacionais busquem entendimentos com as suas respectivas federações para ajustar a questão do credenciamento para a Copa do Mundo.
Embora não seja, até agora, fator excludente, sabe-se que a Fifa solicitará o número de filiação do jornalista à AIPS em seu formulário.
AIPS FARÁ CEM ANOS EM 2024
Principal órgão de associação da imprensa esportiva internacional a Associação de Imprensa Esportiva Internacional (AIPS) foi fundada em 1924 e tem cerca de dez mil membros, sendo que no Brasil a ABRACE é a única entidade em condições de solicitar credenciamentos e representar o cronista esportiva internacionalmente.