Nesta segunda-feira, 14 de Março de 2022, a Associação dos Cronistas Esportivas do Estado de Goiás, completa 66 anos de fundação. Os pioneiros/fundadores tomaram a iniciativa para que os cronistas esportivos tivessem uma entidade que os representassem e unissem, em torno das causas que dizem respeito às atividades que exercem.
Trabalhavam sem ter referência de defesa da categoria.
Nestes 66 anos muitas conquistas foram realizadas. Credencias passaram ser passaporte para acesso as praças esportivas, a profissão foi regulamentado num esforço de todas as associações estaduais e da ABRACE. Nesta luta, o pioneiro Baltazar de Castro teve uma atuação destacada.
Presidente da ACEEG, Lucimar Augusto comentou sobre os caminhos e sobre todos os momentos vividos para consolidar a associação em Goiás.
“Com o passar dos anos a categoria foi expandindo a medida que as emissoras de rádio e jornais do interior foram criando as equipes e editorias de esporte, além de profissionais foram se integrando aos demais, através do credenciamento, houve um distanciamento entre os membros. Foi esta minha principal preocupação ao assumir a presidência desta gloriosa instituição”, afirmou Lucimar Augusto, presidente da ACEEG
“Procurei promover eventos, que levassem os cronistas até as cidades do interior e utilizei as redes sociais, sobretudo o grupo de WhatsApp e felizmente pude fazer com que todos pudessem se conhecer, integrar, debater, trocar informações e opiniões – a categoria está integrada no nosso estado”, afirmou.
Artur Eugênio Mathias, presidente da ABRACE, comentou sobre a atuação da imprensa de Goiás e parabenizou a marca.
“A imprensa esportiva de Goiás é uma das mais ativas e respeitadas no Brasil, com um nível profissional invejável. Hoje, com a presença do Lucimar Augusto na presidência, a ACEEG tem servido para tomar esses cronistas ainda mais respeitados e mais valorizados”, afirmou.
Por fim, Lucimar Augusto falou sobre o grande momento que vive a crônica goiana e a importância que a união da classe tem para isso.
“Hoje mais do que uma categoria, somos uma família e uma família harmônica e unida. Temos muito a conquistar. Temos muito a avançar e estou disposto a ombrear estas lutas para novas conquistas e avanços. Tenho muito orgulho de presidir esta entidade que reúne trabalhadores importantíssimos para a comunicação nacional, já que promovemos a informação e a formação da opinião pública sobre o esporte. Ser um cronista esportivo é ser peça fundamental de auxílio no bem estar da sociedade de todos os municípios pois somos nós que informamos sobre o que está acontecendo no time de futebol do coração de cada cidadão e ainda promovemos os outros esportes, realizados em cada uma das localidades, dando publicidade aos fatos que se não fosse nossa atividade, jamais seriam de conhecimento da população”, enfatizou.
Assim sendo, parabéns a todos os cronistas esportivos do Estado de Goiás. A ACEEG são todos vocês, meus irmãos parceiros nesta empreitada de valorizar a classe e tornar os cronistas goianos próximos e unidos. Viva a Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de Goiás. Viva os cronistas goianos!
ACEEG comemora 66 anos de existência nesta segunda-feira
