O italiano Gianni Merlo foi reconduzido, nesta quarta-feira, à presidência da AIPS Internacional em cerimônia realizada no 84º Congresso Aips, em Roma, na Itália. Gianni Merlo foi candidato único e aclamado pelos mais de 125 países presentes no encontro.
O Brasil foi representado pelo jornalista e advogado Artur Eugênio Mathias que apoiou a reeleição de Merlo à presidência da AIPS Internacional. Além de Gianni, Esat Yilmaer, da Turquia, e Jura Ozmec, da Croácia, também foram reeleitos sem oposição para os cargos de primeiro vice-presidente e tesoureiro, respectivamente.
“Este é um momento de renovação após um longo período de Covid, de problemas, e enfrentaremos mais, mas estarmos juntos novamente é muito importante. Nesses anos, mesmo com Covid, fizemos algo especial”, afirmou o italiano reeleito.
O recondução de Gianni Merlo foi realizada por 113 países, dos 125 presentes. 12 delegações não puderam votar por conta de falta de regularização financeira com a AIPS. O Brasil esteve representado e realizou o voto de recondução através do presidente da ABRACE, Artur Eugênio Mathias.
BRASIL NO COMITÊ EXECUTIVO
A ABRACE – Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos -, única entidade credenciada junto a AIPS voltou a mostrar sua força ao apresentar o brasileiro Vicente Dattoli como candidato a membro do comitê executivo. Dattoli foi representado de forma unânime e será o representante da América do Sul ao lado do uruguaio Ernesto Ortiz na AIPS Internacional.
Vicente Dattoli foi eleito ao Comitê Executivo da entidade que é o principal órgão deliberativo da AIPS Internacional que congrega os presidentes das AIPS Continentais e todos os presidente eleitos nesta quarta-feira.
No Brasil, somente as entidades estaduais que estão filiadas à Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos (ABRACE), tem legitimidade para requerer credenciamento internacional. O cronista esportivo que não for filiado a ABRACE ou entidades estaduais que não estão ligadas a ABRACE não podem solicitar credenciamento para eventos esportivos internacionais.
CONFIRA A NOVA DIRETORIA DA AIPS
Presidente
Gianni Merlo (Itália)
Primeiro vice-presidente
Esat Yilmaer (Turquia)
Vice-presidentes
Zsuzsa Csisztu (Hungria)
Ioannis Daras (Grécia)
Mohammed Hiji Ali (Catar)
Evelyn Watta (Quênia)
Comitê Executivo
Malik Amjad Aziz (Paquistão)
Adel Al Zahrani (Arábia Saudita)
Gao Chao (China)
Vicente Dattoli (Brasil)
Emanuel Fantaneanu (Romênia)
Josef Langer (Áustria)
Morad Moutaouakkil (Marrocos)
Ernesto Ortiz (Uruguai)
Juan Antonio Prieto (Espanha)
Ahmadi Seyed Abdolhamid (Irã)
Hiroshi Takeuchi (Japão)
Marc Ventolluiac (França)
José Zidar (Eslovênia)