Único brasileiro a ser premiado na quinta edição do AIPS Sport Media Awards, Henrique Oliveira Arcoverde venceu a categoria Jovem Repórter de Vídeo, pela reportagem Receba! Conheça a história de vida de Iran, o cara da luva de pedreiro, pelo grupo Globo.
“Representa o reconhecimento do trabalho. Muito difícil você, na correria do dia a dia, ter espaço para fazer um material mais elaborado, mais profundo. Estar aqui recebendo esse prêmio mostra que valeu a pena o percurso lá atrás e que esse é o caminho a ser seguido”, comemorou Henrique Arcoverde.
A reportagem conta a história de Iran, que ficou conhecido como Luva de Pedreiro e se tornou um dos maiores influencers de esportes do mundo, fazendo comerciais com Lionel Messi e Pogba, entre outros.
“A ideia veio do núcleo de reportagem do grupo Globo. O Iran já vinha fazendo um pequeno sucesso nas redes sociais, a história era muito boa, o lugar era chamativo, um pequeno vilarejo de 100 pessoas, com campo de terra. E ele é um cara muito alegre, com bordões presentes. Viralizou de uma forma sensacional, se tornando o maior influencer brasileiro de esportes, fazendo comerciais com Messi, Pogba. É um cara que conseguiu sair do nada para um estrelato muito grande”, destacou Henrique Arcoverde.
O jornalista acredita que a luta de Iran para ganhar notoriedade retrata a vida de muitos brasileiros, que superam os problemas do dia a dia sem perder suas essências.
“O Iran era um cara que sonhava ser jogador de futebol, não virou jogador, mas, por meio do futebol, do esporte, ele saiu de um lugar de total esquecimento e conseguiu prover para sua família, seus amigos. Ele é um cara que lutou sempre por esse direito de ser visto e conseguiu de uma forma muito bonita”, contou Henrique Arcoverde, que continuou:
“É uma história muito bonita, porque bate fundo em que é brasileiro, porque fala muito sobre nosso povo, nossa luta, um povo que aprende desde cedo a lutar sorrindo. Nem sempre isso é bom, mas as vezes rende frutos”.
A quinta edição do AIPS Sport Media Awards aconteceu durante o 85ª Congresso da AIPS Internacional. Foram feitas 1.830 inscrições para concorrerem aos prêmios de melhores do ano.
A ABRACE (Associação Brasileira de Cronistas Esportivos) é a única representante brasileira no congresso, contando com a presença do secretário-geral Edinho Campos, que está em nome do presidente Artur Eugênio Mathias.