Na assembleia de recriação da Associação dos Cronistas Esportivos de Roraima (ACER), a participação do Deputado Estadual Marcos Jorge (Republicanos) foi valorizada pelos cronistas presentes. O político tem relevância e respeito na crônica esportiva e no cenário político nacional.
O Deputado Estadual Marcos Jorge, que destacou a fundação da ACER em 1978, já foi membro e assessor da entidade.
Além do trabalho na crônica esportiva de Roraima, Marcos Jorge atuou como secretário Nacional de Esporte e Ministro da Indústria e do Comércio Exterior. Como secretário da Fazenda, conseguiu aprovar, junto ao Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), as diretrizes para a implantação do Projeto de Lei de Incentivo ao Esporte.
Esse “Projeto de Lei” é no mesmo moldes do incentivo à cultura com a utilização de crédito do ICMS e já implantado em alguns estados, como Espírito Santo e Roraima.
Deputado destaca importância da recriação da ACER
Na assembleia de criação da ACER, que contou com a participação e o apoio da Associação dos Cronistas Esportivos do Brasil (ABRACE), o Deputado destacou a importância da reativação da ACER.
“Aqui para o estado de Roraima, a ACER representa, acima de tudo, reconhecimento dos nossos pioneiros da crônica esportiva. Veja que o nosso primeiro presidente, fundador da nossa Associação dos cronistas de 1978, está novamente à frente da ACER, conduzindo este novo momento, onde teremos aí a formalização jurídica da nossa Associação que muito entregou para sociedade. Estou feliz em poder participar deste momento da nossa história esportiva”, declarou Marcos Jorge.
Marcos Jorge se colocou à disposição da ACER para ajudar no trabalho a ser desenvolvido e, na agenda da ABRACE, recebida diretamente das mãos do vice-presidente Jair Oliveira, já deixou várias anotações de pautas que poderá ajudar, por meio do seu trabalho na Assembleia Legislativa e da boa relação com o Governador de Roraima.
Melhores condições para os cronistas de Roraima
Um dos pontos principais estão as condições de trabalho dos profissionais da imprensa nos estádios. Ficou acertada sua solicitação para a criação da sala de imprensa no estádio “Canarinho”, na capital Boa Vista, que poderá servir de local administrativo da ACER.
Outra boa notícia dada pelo deputado Marcos Jorge é a Lei de Incentivo ao Esporte de Roraima, que vai permitir que a ACER apresente projetos que deem visibilidade ao esporte nas plataformas de comunicação. Uma forma de oportunidade de captação de recursos e aquisição de espaços de trabalho para os cronistas roraimenses, como bem esclareceu Marcos Jorge.
“Enquanto secretário da fazenda, onde eu estava até o ano passado, aprovei o convênio do Confaz, com anuência de todos os estados, e agora apresento esse instrumento que é fundamental para todos os envolvidos no esporte. Quando eu estava no Ministério do Esporte Brasil, como secretário executivo, pude atuar e presenciar a lei de incentivo ao esporte nacional e aquilo que eu enxergava das leis estaduais. Foi importante para o desporto de base e amador e para o fomento das modalidades profissionais e de altíssimo rendimento. Agora estamos preparando aqui em Roraima uma lei que nos possibilitará investir mais de R$ 4 milhões por ano no nosso desporto individual, amador profissional e coletivo em todas as modalidades”.
Deputado Marcos Jorge agradece presença da ABRACE
Em sua fala, no evento na Câmara Municipal de Boa Vista, o Deputado Marcos Jorge agradeceu a ABRACE pelo total apoio na reativação da ACER e enalteceu a fala do vice-presidente Jair Oliveira, que destacou vários pontos de atuação e da importância do papel do cronista para o desenvolvimento do esporte em Roraima.