O terceiro dia do 85º Congresso da Associação de Imprensa Esportiva Internacional (AIPS) foi marcado por uma homenagem aos jornalistas ucranianos pelo trabalho realizado durante a guerra entre Ucrânia e Rússia.
Os jornalistas esportivos ucranianos que foram defender o país e também fazer a cobertura da guerra estavam representados por Oleksandr Glyvynskyy, presidente da Associação dos Cronistas Esportivos da Ucrânia e membro do comitê executivo da AIPS Europa.
Em seu discurso, Oleksandr Glyvynskyy contou a história de um soldado jornalista que está lutando pela Ucrânia e também fazendo matérias do front, além de lembrar dos atletas ucranianos espalhados pelo mundo se preparando para a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
Representando todos os jornalistas esportivos da Ucrânia, Glyvynskyy recebeu um troféu como homenagem das mãos do presidente da AIPS Internacional, Gianni Merlo.
Realizado em Seul, na Coreia do Sul, o 85º Congresso da AIPS começou na última segunda-feira (8) e contou com a presença de cronistas esportivos de mais de 100 países.
A ABRACE (Associação Brasileira de Cronistas Esportivos) é a única representante brasileira, contando com a presença do secretário-geral Edson Campos, que está em nome do presidente Artur Eugênio Mathias.