A ABRACE, Associação Brasileira de Cronistas Esportivos, registra, com pesar, o falecimento do cronista esportivo pernambucano Luis Cavalcante.
Luis, de 87 anos, faleceu na última sexta-feira (03) após lutar contra um câncer de pulmão. O “comentarista da palavra abalizada” dedicou 60 anos de vida ao jornalismo esportivo. Começou a carreira na Rádio Cultura de Ilhéus/BA e trabalhou nas rádios Sociedade, da Bahia, Jovem Pan, de São Paulo, Olinda, Tamandaré, Clube, Transamérica e Jornal de Pernambuco, onde passou cerca de 34 anos.
Cavalcante também foi presidente da Associação de Cronistas Desportivos de Pernambuco (ACDP), afiliada à ABRACE, entre 1966 e 1972.
O presidente da ABRACE, Kleiber Beltrão, enviou nota de pesar pelo falecimento de Luis.
Perdí um amigo e professor! Não posso esquecer que só ingressei na crônica esportiva, nos idos de 1968, depois de passar pelo crivo do seu Luís (e dos dois outros examinadores que compunham a banca, Gomes Neto e Walter Spencer). E da extrema confiança que em mim depositou, ao me indicar, com apenas um ano de cronista, para substitui-lo no comentário diário que ele tinha na TV Jornal, às 23h20, do qual teve que se afastar.
Nos anos 90, foi difícil, mas o convenci a vir receber o Troféu Mané Garrincha, em Brasília (ele detestava andar de avião). Minha última homenagem de gratidão que pude lhe prestar, contou com a ajuda do amigo e presidente da ACDP, André Luiz Cabral. Gravei uma mensagem de carinho e conforto, há cerca de três semanas, que o André levou ao hospital, para Cavalcante ouvir já com a saúde bastante fragilizada.
Comentarista ético, de vocabulário rico, mas com uma linguagem simples, direta, objetiva, sucinta. Respeitado pelos criticados, devido à fundamentação de suas análises, enérgicas, mas límpidas.
Deixa um imenso legado, que nos ameniza o imenso vazio por sua perda.
Que sua profícua atuação por mais de seis décadas na imprensa esportiva brasileira, nos inspire à melhores dias. Vai em paz e que Deus o receba, seu Lula!
A ABRACE se solidariza com os familiares, amigos e colegas de profissão neste momento difícil.