O presidente da ABRACE, jornalista Kleiber Beltrão, foi o representante da AIPS América no I CONGRESSO INTERNACIONAL e XV CONGRESSO NACIONAL DOS PERIODISTAS DEPORTIVOS DO PERU, realizado nos dias 29 e 30 de setembro último, na cidade de Trujillo, como vice-presidente para a América do Sul, da entidade internacional que reúne a imprensa esportiva das Américas.
Kleiber Beltrão, maior autoridade da crônica esportiva presente ao evento, foi convidado a fazer a palestra de abertura, com dois interessantes temas da atualidade: “EL PERIODISMO DEPORTIVO VIRTUAL Y EL MONOPOLIO DE LAS TRANSMISIONES DEPORTIVAS”.
Não por acaso, os temas foram escolhidos pelos periodistas deportivos peruanos, que estão sofrendo direta e fortemente, as consequências de ambos. E a palavra-chave usada pelo presidente Kleiber Beltrão para enfrentar o vertiginoso crescimento da mídia virtual, foi a adaptação do profissional da área esportiva às novas e modernas tecnologias desse segmento, por meio de investimento em sua qualificação.
Um outro problema, que não enfrentamos no Brasil, em que pese as tentativas, e que vem causando graves consequências econômicas e sociais na imprensa esportiva do Peru, é a cobrança de direitos de transmissão pelo rádio. Iniciada em 2016, apenas um veículo pagou esses direitos, e o que deveria ser uma concessão pública de entretenimento, voltada especialmente para a classe de menor poder aquisitivo, se transformou em um monopólio, desempregando cerca de dois mil cronistas esportivos em todo o Peru.
O vice-presidente para a América do Sul da AIPS América, Kleiber Beltrão, que comanda a imprensa esportiva dos onze países sul-americanos, já manifestou às autoridades peruanas a sua desaprovação à medida em vigor, solicitando uma pronta revisão e modificação da atual legislação.